O mercado de franchising se mostra um dos mais fortes do país, registrando um crescimento expressivo a cada ano. Não por acaso, muitos empreendedores buscam oportunidades para multiplicar seus lucros com esse tipo de negócio. Contudo, a análise de franquias requer alguns cuidados para que esse objetivo seja atingido.
A seguir, veja algumas dicas para comparar as opções disponíveis e tomar a melhor decisão.
Para começar, é fundamental entender o panorama do setor em que a franquia atua. Há uma série de fatores externos que as empresas não conseguem controlar — embora sejam impactadas por eles.
Procure entender quais são os desafios do mercado e a demanda que a franqueadora se propõe a resolver com seus produtos e serviços. É importante fazer uma boa pesquisa em busca de dados confiáveis.
Para ter uma visão abrangente do mercado de franquias, por exemplo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma boa opção. A instituição publica relatórios detalhados periodicamente e traz informações sobre o desempenho de vários segmentos de interesse.
As associações de classe também podem dar uma visão bastante abrangente sobre o cenário atual e as perspectivas para o futuro.
Vamos tomar como exemplo alguém que se interesse em abrir uma franquia da Rede IOA. Nesse caso, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) fornece uma série de dados que posicionam a oferta de cursos de especialização em harmonização orofacial como uma das melhores oportunidades de investimento da atualidade.
Também é indispensável ter um olhar cuidadoso para os fatores internos, aqueles que estão sob controle da empresa e determinam a saúde do negócio frente às condições de mercado.
Geralmente, o primeiro ponto observado é a quantidade de vendas realizadas. Afinal, ele diz muito sobre a eficiência da franquia, tanto em termos de marketing quanto na qualidade dos produtos ou serviços que ela entrega aos consumidores.
Contudo, esse indicador não deve ser analisado de forma isolada. Os dados mais relevantes para a análise de franquias incluem:
O payback mostra quanto tempo é necessário para que o investidor/empreendedor recupere o valor aplicado em determinado negócio. De forma geral, quanto mais rápido, melhor. Trata-se de uma forma bem objetiva de entender o grau de risco do projeto.
O faturamento é receita bruta do negócio, a soma de todo o valor que a franquia arrecadou em certo período. Por outro lado, o lucro é o montante que resta quando descontamos as despesas que a empresa teve nesse mesmo período.
Vale destacar que um faturamento elevado não significa, necessariamente, que a empresa está indo bem. O mais importante é observar sua lucratividade. No caso da Rede IOA, o lucro mensal corresponde a até 25% do faturamento.
O ticket médio é um dos principais indicadores de performance e mostra o valor arrecadado para cada venda fechada. Esse é um dos dados mais importantes para projetar o crescimento de um negócio ao longo do tempo.
Em negócios de receita recorrente — como o setor educacional —, quanto maior o tempo de permanência de cada cliente, mais alto será o ticket médio.
Entender a visão que o mercado tem sobre a marca é um dos aspectos cruciais na análise de franquias. Quem tem uma boa reputação leva muita vantagem, visto que o consumidor já conhece a empresa e reconhece sua qualidade.
Ao se tornar sócio de uma franquia que tenha credibilidade, o franqueado se aproveita dessa confiança existente para crescer mais rápido.
Há muitas opções de franquias lucrativas, mas o que faz a diferença no dia a dia é o suporte oferecido aos franqueados. Além de conceder os direitos de uso da marca, a franqueadora deve fornecer apoio especializado nas questões administrativas para assegurar que o modelo da rede seja replicado com sucesso.
Geralmente, as melhores franquias oferecem todo o treinamento necessário para isso. Contudo, também é importante avaliar se o plano de negócios está atualizado e é condizente com as condições atuais do mercado e as tendências para o futuro. Isso traz maior previsibilidade no longo prazo e indica maior segurança para o investimento.
A legislação do setor de franchising foi atualizada em 2019 para que a relação entre as partes seja mais transparente. Ao fazer a análise de franquias, atente-se à Circular de Oferta da Franquia (COF). O documento é obrigatório e deve ser entregue ao futuro franqueado ao menos 10 dias antes da assinatura do contrato.
Para saber tudo sobre ele e como ter mais segurança antes de se tornar sócio de uma franquia, confira nosso artigo sobre os direitos e deveres de franqueadores e franqueados.
E se você procura um negócio com alto potencial de crescimento e receita recorrente, veja alguns bons motivos para investir numa franquia de educação especializada!