(47) 3514-2085 | (47) 99972-3554

Como anda a contabilidade do seu consultório odontológico?

2023 começou e a Rede IOA quer saber: como anda a contabilidade do seu consultório odontológico? Neste texto explicamos a sua importância. Confira!

Como anda a contabilidade do seu consultório odontológico?


Estamos no primeiro mês de 2023 e, por isso, queremos saber: como anda a contabilidade do seu consultório odontológico? Ter as contas sempre em dia é fundamental para manter a estabilidade financeira da sua clínica. Logo, é essencial que o empreendedor planeje cada um de seus passos. 


A forma mais adequada para isso é a elaboração de um plano de negócios detalhado, que irá definir a gestão segura do seu consultório odontológico. Pensando nisso, a Rede IOA preparou  este texto que explica a importância de ter a contabilidade sempre em dia. Confira! 


A importância da contabilidade para o consultório odontológico


Para que tudo ocorra da maneira certa, o empreendedor precisa procurar um escritório de contabilidade ou diretamente um contador para analisar os aspectos legais e tributários e, além disso, para que as resoluções existentes na área odontológica sejam cumpridas. 


Ao abrir um consultório odontológico é preciso ter registro nos Conselhos Regionais de Odontologia da jurisdição, bem como a liberação da vigilância sanitária. Outra sugestão é realizar uma consulta junto à prefeitura da cidade para reconhecimento das exigências legais.


Além dos aspectos legais, inerentes à constituição e manutenção da clínica, estar atento aos aspectos contábeis é fundamental para que haja uma gestão saudável. 


O que a contabilidade colabora com o consultório odontológico?


Despesas fixas e variáveis


Não esqueça: tudo que é da clínica deve permanecer na conta da clínica. O consultório possui várias despesas com os impostos, os materiais, os colaboradores e até mesmo com o dentista. Isso serve também para o profissional liberal autônomo, essa divisão colabora com a gestão e evita os famosos encargos desnecessários.


Por isso, tudo precisa estar anotado, valor do aluguel, luz, água, internet, condomínio, funcionários, impostos, manutenção de equipamento, tudo precisa estar na ponta da caneta. 


Gestão tributária


Com esta conta em mãos, o profissional sabe exatamente quanto sua clínica custa e poderá, então, implementar a gestão tributária adequada desde o início das atividades.


Para que o consultório seja rentável é fundamental que a gestão tributária seja implementada ainda na escolha pelo tipo jurídico ou o regime de tributação. 


Contabilidade em si 


Destaca-se aí o papel da contabilidade neste processo de educação tributária. O contador é o profissional responsável pela geração de informações sobre o patrimônio da empresa, evidenciando a sua situação econômica e financeira. Assim, não basta apenas apurar os impostos e gerar guias de recolhimento. Ele deve ter também um papel-chave na construção de uma rotina de gestão de tributos.


Principalmente na abertura da empresa, quando os empreendedores não possuem, na maioria dos casos, o conhecimento necessário da legislação tributária, o contador precisa explicar as oportunidades disponíveis para a tomada de decisão, falando sobre as vantagens e desvantagens de cada linha. 


Gostou do conteúdo? Para conferir outras dicas como esta, siga a Rede IOA nas redes sociais: Facebook e Instagram




QUAX - Sites & Sistemas

A Rede IOA utiliza cookies que são necessários para seu funcionamento e melhorar a sua experiência. Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar