Ser um profissional da biomedicina significa ter diversas opções para exercer o seu trabalho. No entanto, há uma especialidade em si que no decorrer dos últimos anos está crescendo e muito: a biomedicina estética.
Área que lida com pesquisas relacionadas a doenças desde suas causas ecoepidemiológicas e ambientais fundamentais para o desenvolvimento de diagnósticos e tratamentos. Especialidade no qual o biomédico esteta se enquadra. Deseja entender quais segmentos este profissional pode atuar? Continue a leitura e confira.
O que é um biomédico esteta?
Antes de explicarmos as áreas é necessário entender do que se trata o biomédico esteta. Por isso, trata-se do profissional que trabalha seguindo parâmetros multiprofissionais, como o código de ética biomédico e as legislações da área da estética. O especialista pode abordar desde pesquisas em biomedicina estética e até mesmo ajudar na criação de tecnologias e procedimentos.
O biomédico esteta pode atuar em clínicas, consultórios, redes de franquias e diferentes tipos de companhias de pequeno, médio e grande porte. Além disso, pode dar aulas em cursos de graduação e pós-graduação em biomedicina. No entanto, é preciso que o profissional tenha o curso de licenciatura.
Quais áreas o biomédico esteta pode atuar?
Assim como citada acima, o leque de áreas que o biomédico esteta pode atuar são diversas, segundo a ABBME.
Avaliação e acompanhamento de pacientes
Isso significa realizar a avaliação antes de indicar o procedimento e também o acompanhamento que é necessário para verificar os resultados obtidos com o tratamento a pequeno, médio e longo prazo.
Eletroterapia e Eletroestimulação
Nessa especialidade o profissional atua para ajudar o paciente no controle da dor, acelerar a cicatrização da pele e regeneração de tecidos a partir do uso de equipamentos que emitem correntes elétricas ou ondas sonoras.
Microagulhamento
O biomédico esteta utiliza o microagulhamento para o estímulo ao processo de inflamação e remodelação da pele do paciente. Desde a melhora da firmeza da pele até redução de cicatrizes de acne, estrias, rugas e flacidez e muito mais.
Peelings
Nesse caso consiste no tratamento para tratar rugas, manchas, marcas de expressão e cicatrizes de acnes nos pacientes.
Biotecnologias de radiofrequência
Essa técnica funciona através da geração de calor na camada de tecido que fica abaixo da pele. Com a biotecnologia de radiofrequência é possível criar meios para que novas fibras de colágeno sejam produzidas para trazer um aspecto mais saudável para a pele.
Ultrassom dissipado
O ultrassom dissipado é responsável por promover a redução da gordura localizada, tudo isso sem cortes, como nos demais casos. Nesse caso é usado ondas sonoras de alta frequência para “queimar a gordura”.
Endermologia
Tratamento que utiliza a partir de uma massagem profunda com ajuda de um equipamento para eliminar gordura localizada, celulites nas pernas, barriga e braços do paciente.
Procedimentos injetáveis
O biomédico esteta pode atuar também nos famosos procedimentos injetáveis que vão desde os tratamentos capilares, redução de gordura localizada e celulite, flacidez até clareamento de manchas.
Cosmetologia avançada
Por fim, a última área é a de cosmetologia avançada que consiste em procedimentos para estética facial, corporal e capilar para o melhor bem-estar do paciente.
E aí, que tal se tornar um biomédico esteta? Não perca tempo e dê um up na sua carreira agora mesmo. Garanta já sua vaga em alguns dos cursos da pós-graduação em biomedicina estética da Rede IOA. Entre em contato conosco e faça sua inscrição.