O franchising 2023 tem a promessa de ser muito atrativo no ano que vem. Após dois longos anos de instabilidade, a perspectiva é que o ano que está chegando traga grandes desafios e resultados satisfatórios para quem deseja empreender no Brasil.
Diante desse cenário, a Rede IOA aborda neste texto questões que terão impacto nas operações que usam o modelo de franquias para a expansão dos seus negócios.São caminhos que podem contribuir para o avanço dos empreendedores e gestores. Confira!
Conheça os setores em destaque em 2023
Saúde, beleza e bem-estar
Para iniciar, não podemos tratar de outro assunto a não ser saúde, beleza e bem-estar, na qual também fizemos parte. Em 2023, esse setor do franchising promete ser muito lucrativo.
Para ter uma ideia, somente em 2022, o setor teve o maior faturamento do mercado de franquias, com mais de R$ 21 bilhões de lucro. Com o setor aquecido e a vaidade dos brasileiros sempre em alta, o segmento deve se consolidar ainda mais no próximo ano.
Venda de cosméticos, perfumes e tratamentos de beleza são apenas algumas dessas opções. Além disso, o franqueado pode atuar em um negócio em casa, em quiosques, lojas de rua ou de shopping. Ou seja, cabe ao interessado avaliar o tipo de empreendimento que se encaixa no seu perfil e capacidade de investimento.
Marketing digital
Uma das áreas que andam lado a lado com a odontologia e estética orofacial é o marketing digital, afinal de nada adianta empreender sem ter as estratégias corretas. Por isso, esse setor é um mercado ao qual o empreendedor precisa ficar atento. Muitas empresas buscam esse tipo de serviço para divulgar suas marcas na internet.
É um formato de negócio no qual o franqueado atua totalmente online, oferecendo serviços de divulgação. Bem como produção de conteúdo, sites, entre outros. Do mesmo modo, o franqueado encontra uma grande quantidade de clientes em potencial. Logo, mais uma tendência para o franchising 2023 é o marketing digital.
Quais as previsões para o franchising em 2023?
Se o ano de 2022 já se mostra promissor, assim como citamos no início deste texto, com um grande faturamento no primeiro semestre. 2023 tende a ser melhor. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o crescimento deve ser de 12% no faturamento.
Considerado um mercado sólido, tende a continuar atraindo novos franqueados. Do mesmo modo, manterá esse crescimento de faturamento e de abertura de unidades. Por isso, a ABF projeta que em 2023 o aumento deve maior do que 5%, seja com setores mais baratos ou não.
No entanto, não esqueça! As previsões para o ano que vem podem variar conforme o crescimento da economia, queda do desemprego, além de outros fatores.
2023 promete ser o seu ano de empreender e crescer! Gostou das dicas deste texto? Que tal investir em uma franquia Rede IOA? Entre em contato conosco e venha fazer parte do nosso time e seja um empreendedor de sucesso.