O empresário Mohamad Hussein Abou Wadi, presidente da Universidade Avantis e CEO do Instituto Odontológico das Américas (IOA) - maior rede de ensino especializado em Odontologia do Brasil - reuniu franqueados na última sexta-feira, 13, para apresentar os indicadores de performance da companhia. Os mais de 40 gestores de unidades da Rede IOA, vindos de 10 cidades do Brasil, ouviram em primeira mão o volume de crescimento previsto para os próximos dois anos. “Sendo conservador nas projeções, até o final de 2021 teremos saído de seis para 36 franqueados, com unidades no Brasil e no exterior. Essa é uma expectativa que pode se concretizar ainda em 2020 se o ambiente de negócios se mantiver favorável”, revelou o empresário.
Com sede administrativa e duas unidades de referência localizadas em Balneário Camboriú, atualmente a Rede IOA conta com uma unidade internacional em Miami e está presente em diversos municípios brasileiros, entre eles Passo Fundo, Campo Grande, Maceió, Recife, Palmas, Imperatriz, Brasília, Campina Grande, Curitiba e Chapecó. “O Brasil tem mais de 300 mil dentistas. É esse mercado de ampla concorrência que a gente tem o propósito de qualificar, com a oferta de educação de alta qualidade”, comenta Mohamad.
Cristiane Dudek, gestora do IOA Curitiba, já formou mais de 600 alunos nos cursos de especialização da unidade na capital paranaense. “Curitiba é um mercado bem difícil e exigente, mas temos mais aceitação no mercado do que escolas que estão há mais anos dentro da cidade. Atualmente, são quase 300 alunos fixos de especialização e chegamos num ponto que precisamos aumentar nossa estrutura para atender toda a demanda”, avalia. Segundo a gestora, em torno de mil pessoas passam pela clínica pedagógica do IOA Curitiba todos os meses.
A clínica pedagógica é um dos diferenciais do ensino oferecido nas unidades do IOA, conforme explica o Dr. Giovani Mello, vice-presidente da Rede. “Combinamos ensino e prática com contrapartida para a comunidade. As unidades são equipadas com ambulatórios avançados com tecnologia de última geração e os dentistas, em especialização, atendem à população a preços acessíveis, com supervisão de professores que são referência nacional’.
Para o CEO Mohamad, o segredo da sustentabilidade do negócio está na capacidade de transformar a vida do aluno ao longo do curso de especialização. “São 20 anos de história para construir um modelo de ensino focado em oferecer oportunidades. Tudo é planejado para que o aluno melhore seu status de carreira ao longo do curso”, afirma o empresário, que também é mestre em Odontologia e professor da Rede.
Odontologia Empresarial
Na manhã da mesma sexta-feira, Mohamad ministrou uma aula de empreendedorismo para os dentistas que matriculados na especialização em Odontologia Empresarial, oferecida pelo IOA Style em Balneário Camboriú. Na aula, o professor falou sobre inovação, criatividade e a nova Odontologia. "O objetivo desse curso é capacitar o dentista para ser gestor da sua prática. Ele já inicia no primeiro módulo aprendendo a analisar o ambiente de negócios, conhecendo as tendências do mercado e ferramentas práticas para gestão de ideias. Colocamos o aluno em contato com o que há de mais inovador em produtos e serviços para que ele conheça e também possa inovar em sua prática", descreve.