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Marketing Odontológico: quais os benefícios desse investimento para sua clínica

Cirurgião-dentista, você sabe como usar o marketing odontológico a seu favor? Neste texto, confira algumas dicas importantes para aplicar na sua clínica e se tornar referência na odontologia.

Marketing Odontológico: quais os benefícios desse investimento para sua clínica


Marketing Odontológico: quais os benefícios desse investimento para sua clínica?

É bem provável que você já tenha percebido que as estratégias de marketing estão cada vez mais presentes em consultórios e clínicas. Isso porque diferente do que ocorria há alguns anos, o marketing odontológico atualmente é visto como um forte aliado quando o assunto é mostrar a sua marca e serviços para captar novos clientes e se tornar referência na área.

Ao contrário do que muitos podem pensar, ele não se trata apenas de propaganda e vendas, mas sim uma estratégia ímpar de competitividade no mercado e para sair na frente do seu concorrente. Você deseja saber mais informações sobre o marketing odontológico? Continue a leitura deste blog e perceba os diferenciais que ele pode trazer para sua clínica.

Por que o marketing odontológico pode ser um diferencial para minha clínica?

O mercado odontológico está mais competitivo, para outros, “saturado”. E como conseguir se destacar neste caso? É preciso investir em estratégias diferentes do seu concorrente, bem como o marketing odontológico. Sabe por quê?

A partir das técnicas certas é possível gerar credibilidade e autoridade na sua área. Através dele você será reconhecido por seus pacientes e no meio profissional. E com isso, mais clientes podem indicar o seu trabalho, trazendo grandes oportunidades de negócios.

Marketing odontológico de forma ética: como fazer?

Para utilizar das estratégias corretas e evitar punições, o Código de Ética Odontológico dispõe de alguns capítulos específicos sobre o marketing odontológico - quais as práticas permitidas e não permitidas. Portanto, é fundamental ler o código.

Abaixo trouxemos alguns trechos mais importantes. Confira!


Algumas práticas passíveis de punição são: 


- Anunciar e divulgar qualificações ou especialidades que não estão registradas no Conselho Federal de Odontologia;
- Anunciar e divulgar técnicas que não foram comprovadas cientificamente;
- Usar imagens de “antes” e “depois”, mostrando preços ou insinuando a comercialização do serviço;
- Divulgar seu trabalho através de mala direta via internet, telemarketing, sites de compras coletivas, caixas de som, stands promocionais ou plaqueteiros; 
- Criticar técnicas usadas por colegas de profissão;
- Divulgar informações do paciente, como nome e endereço;
- Anunciar qualquer tipo de tratamento gratuito com intenção de atrair pacientes para o consultório ou autopromoção;
- Serviços profissionais como prêmio em concurso de qualquer natureza, bem como oferecer prêmios ou brindes para pacientes que usam os serviços do consultório;
- Troca de favores  - como fornecer um procedimento gratuito em troca de indicação de novos pacientes;

5 estratégias de marketing odontológico para você se destacar no mercado 

1. Aposte no marketing de conteúdo

Quanto o assunto é atrair, fidelizar, engajar e encantar possíveis clientes nada melhor do que um conteúdo de relevância. E nesse quesito, o marketing de conteúdo é um ótimo aliado. Afinal, a metodologia leva em consideração a jornada pretendida pelo consumidor, desde que ele entra em contato até o momento da conversão (decisão de compra do serviço). 


Por isso, entrega a ele um conteúdo de seu interesse, a partir do uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhoria do conteúdo do site, por exemplo, para que seja encontrado com mais facilidade no Google. Além disso, o blog é uma perfeita dica para investir também.

2. Otimize sua página no Google Meu Negócio

Ter uma página no Google Meu Negócio significa toda vez que alguém pesquisar por “dentistas locais”, por exemplo, informações do seu consultório aparecerão. Para ter uma ideia, a listagem desse recurso é responsável por 44% dos cliques no Google, direcionando os usuários para o site das empresasclínicas.

3. Use o whatsapp business como ponto de contato com os clientes

Como estamos tratando de contato profissional, o whatsapp business é um diferencial para comunicação com os clientes. Com ele é possível agilizar o atendimento com mensagens automatizadas e personalizadas. Além disso, você pode usar de recursos visuais como vídeos, fotos e figurinhas da sua clínica. Sem contar na facilidade no envio de documentos importantes, como notas fiscais e comprovantes de agendamento para os clientes.

4. Produza conteúdos relevantes nas redes sociais

A presença digital é a maior aposta para tornar a sua clínica conhecida e você uma referência na área odontológica. Por isso, mais uma dica de marketing odontológico é criar conteúdos úteis e que tragam conhecimento para seu público, como: vídeos explicando conceitos de higiene bucal, dicas de como escolher o melhor tratamentoserviço, enquetes e caixa de perguntas sobre principais dúvidas da odontologia, além, é claro, dos conteúdos humanizados sobre a carreira de cirurgião-dentista.

5. Conte com um atendimento de qualidade, não esqueça!

Embora essa estratégia pareça óbvia, não podemos deixar de lado um atendimento de qualidade. Logo, inicie valorizando seu serviço de dentro para fora no consultório, com cordialidade e agilidade para atender as demandas dos seus clientes e futuros clientes.

Que tal implementar o marketing odontológico no seu consultório? Essa pode ser a oportunidade que você estava esperando para se tornar destaque na sua área de atuação. Gostou deste conteúdo? Para conferir muitos outros, siga as redes sociais da Rede IOAFacebook e Instagram.




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