Você já parou para pensar quais são as tendências do marketing digital para 2023? Principalmente como esses exemplos podem ajudar seu consultório odontológico a se destacar diante dos concorrentes?
Afinal, com o aumento da presença online de outras clínicas, já não é suficiente ter um apenas um perfil para sua marca nas redes sociais e investir em anúncios. Pelo contrário, quem quer ganhar espaço e visibilidade na internet precisa fazer mais.
Pensando nisso, a Rede IOA separou quatro das principais tendências do marketing digital que prometem ser os diferenciais deste ano. Confira!
O que é marketing digital?
Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem usar através da internet, do celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, serviços e conquistar novos clientes. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
4 novidades no marketing digital em 2023
1. Produção de conteúdo criativo e de qualidade
A primeira tendência do marketing digital em 2023 é a produção de conteúdo criativo e de qualidade. Afinal de contas, as clínicas têm buscado formas cada vez mais criativas de atrair clientes, oferecendo conteúdos relevantes como e-books e webinários ao vivo.
Por isso, a construção de conteúdos interativos, que colocam o usuário como o centro da jornada de compra, mostrando que a marca se importa com suas dores, necessidades, vontades e opiniões é fundamental para a conquista de novos clientes e fidelização dos antigos.
2. Aposte em vídeos
Nada melhor para mostrar os procedimentos e tratamentos oferecidos pela clínica odontológica do que os vídeos. E essa é mais uma novidade do marketing digital em 2023. Além do Youtube, plataformas como o Instagram e Tik Tok priorizam a entrega de vídeos aos usuários, e essa pode ser uma ótima maneira de captar a atenção de seu público-alvo.
Um exemplo é a criação de conteúdos educativos, de como os tratamentos são feitos, trazer entrevistas com especialistas e curiosidades. Com isso, além da divulgação, é possível construir audiência e awareness da marca, contribuindo para o seu fortalecimento.
3. Marketing de influência
Que tal investir na parceria com influenciadores digitais para divulgar a sua clínica? Essa estratégia existe há anos e aos poucos tem ganhado força quando o assunto é marketing digital. Sem contar que é uma boa maneira de construir autoridade e ampliar a visibilidade online para os serviços oferecidos.
Para quem não deseja investir um grande valor nessa estratégia, a maneira é buscar o marketing com micro-influenciadores, aqueles que têm entre 10 e 100 mil seguidores em suas redes sociais. Geralmente eles contam com ótimas taxas de engajamento, o que pode levar a uma boa conversão e novos negócios para sua marca.
4. Invista no tráfego orgânico
Com toda certeza, um dos maiores erros das empresas que investem no marketing digital é focar apenas no tráfego pago (ADS) e não dedicar uma atenção ao orgânico.
Por isso, uma boa forma de investir no tráfego orgânico é adotar estratégias de SEO – search engine optimization – que busca otimizar páginas na web para que sejam mais facilmente reconhecidas, indexadas e ranqueadas nas melhores posições pelo mecanismo de busca.
Dentre as boas práticas de SEO estão a produção de conteúdos de qualidade, uso adequado de palavras-chave e produção de blogs.
E aí, essas tendências do marketing digital em 2023 já estão presentes na sua clínica? Não perca tempo e invista agora mesmo. Gostou deste conteúdo? Para saber outras novidades sobre odontologia e estética orofacial, siga a Rede IOA nas redes sociais: Facebook e Instagram.