Assim como as empresas de outros ramos, o consultório odontológico também necessita de uma boa administração. Por isso que é fundamental para o dentista que se torna um gestor, compreender todas as etapas que envolvem o seu negócio, para evitar problemas futuros, em especial dívidas e até mesmo a falência.
No texto de hoje separamos os cinco maiores erros na gestão de um consultório odontológico para que você não faça na sua empresa e garanta o sucesso diante do mercado e dos seus pacientes. Acompanhe!
Cinco maiores erros na gestão de um consultório odontológico
1. Não traçar metas
Um dos principais erros na gestão de um consultório odontológico é não delimitar metas a serem alcançadas durante o ano. Afinal, sem ter clareza nos objetivos é muito difícil existir incentivos para melhorar cada vez mais. Logo, a dica é colocar os planos na ponta da caneta e executá-los. Para isso, estipule dias, faturamentos e prazos para serem alcançados.
2. Não valorizar a sua equipe
Quem deseja empreender precisa ter em mente que nada é possível sozinho, por isso valorizar a equipe que gerencia a clínica com você é fundamental. E esse mais um erro comum de ocorrer na gestão de um consultório odontológico. Seja na parte administrativa ou até mesmo na realização dos procedimentos, garantir treinamentos e cursos que possam aprimorar o trabalho dos colaboradores é fundamental.
3. Não investir em marketing
Hoje em dia não ter a sua marca reconhecida pelo mercado pode ser um dos grandes erros na gestão de um consultório odontológico. No entanto, para divulgação esqueça os antigos métodos que eram utilizados, apenas panfletos e outdoors. Nos dias atuais, o marketing está aí para fazer a diferença no sucesso da sua clínica.
E esse é um erro comum em muitas empresas de odontologia. Não ter um perfil nas principais redes sociais pode limitar o alcance do seu consultório. Esse canal de comunicação é muito promissor para chegar a novos públicos e fidelizar os já conhecidos.
Mostrar o dia a dia da clínica ou explicar como os procedimentos são feitos é importante para conquistar a confiança do seu público-alvo. Além disso, ter um site informando tudo que o paciente encontrará no consultório é um diferencial e tanto. O uso do blog do site é outra maneira de informar sobre novidades, técnicas e métodos da área com mais clareza para seu atual ou futuro paciente.
4. Não investir em softwares de gestão
Seguindo a linha da tecnologia, não investir em softwares é mais um dos erros na gestão de um consultório odontológico. Eles são essenciais para dar agilidade, proteção e produtividade no dia a dia da clínica. Afinal, o que seria realizado de forma manual, será feito em um único sistema.
Isso porque é possível encontrar em um software de gestão ferramentas como planilha, agenda, cadastro para clientes e também o histórico de procedimentos. Com o sistema, você terá de forma eficaz e organizada os dados que podem ser passados para o software, bem como a centralização das informações fornecidas pelos novos pacientes.
5. Não ter uma boa gestão financeira
Por fim, mais um dos erros comuns na gestão de um consultório odontológico é não ter uma boa gestão financeira. Isso pode gerar grandes prejuízos para seu negócio. Por isso, com a ajuda de um software de gestão, tenha os valores recebidos no mês, os gastos com materiais, fornecedores e funcionários.
Nesse caso, contar com a ajuda de um profissional da área contábil é necessário para administrar de forma eficiente o seu consultório odontológico.
Agora que você conhece alguns dos maiores erros na gestão de um consultório odontológico, fica mais fácil evitá-los e encontrar soluções que melhorem a rotina da empresa. Gostou das dicas? Acompanhe outras novidades nas redes sociais da Rede IOA: Facebook e Instagram.