Além de ficar atento às novas tendências, o profissional da Odontologia deve desenvolver competências comportamentais que vão além do conhecimento técnico. Conhecidas como softs skills, geralmente elas não são ensinadas na sala de aula, durante a graduação, mas foram reconhecidas como diferenciais no mercado do trabalho. Habilidades como resiliência e capacidade de trabalhar em equipe alavancam a carreira dos cirurgiões-dentistas mundo afora e refletem em melhores resultados para o negócio e as relações.
A comunicação é um dos principais soft skills que precisam ser trabalhados pelos profissionais da Odontologia. Um cirurgião-dentista que se comunica bem, consegue mais vantagens no mercado, seja no contato com o paciente ou durante entrevista de emprego para ingressar um grande consultório, na qual você deve falar de forma clara sobre seus conhecimentos e qualificação. A análise é feita pelo ortodontista Giovani Mello, vice-presidente do Instituto Odontológico das Américas (Rede IOA).
“Considerando minha experiência, a comunicação é imprescindível. Comunicando-se bem com colegas de profissão, outros profissionais e pacientes, o cirurgião-dentista consegue ganhar destaque profissional, saberá vender seu tratamento e até ensinar colegas com seu conhecimento adquirido. A comunicação abre um leque de oportunidades na carreira”, destaca.
Entre as coisas que você pode fazer para melhorar sua comunicação, estão agir com naturalidade, ficar atento à intensidade da voz de acordo com o ambiente onde está, saber a pronúncia correta das palavras presentes na Língua Portuguesa e regras gramaticais, prestar atenção na linguagem corporal - postura, gestos e olhar - e desenvolver o assunto de forma coerente, com começo, meio e fim. Além disso, é fundamental praticar escuta ativa quando for conversar com alguém.
Confira abaixo outros soft skills indicados para profissionais da Odontologia:
#1. Trabalho em equipe
O mercado exige que os profissionais saibam trabalhar em equipe, uma vez que a atuação e os esforços em conjunto irão resultar em bons resultados para a empresa e os pacientes. Respeitar hierarquia, motivar e envolver subordinados também são bons exemplos. Imagine que você é um cirurgião-dentista aprovado em concurso público para atuar numa equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), por exemplo. Será necessário executar suas funções de forma sistemática e atrelada com toda a Unidade de Saúde, que é multidisciplinar. Clínicas que agrupam várias especialidades também são uma grande oportunidade de colaboração. Se os especialistas se respeitam e trabalham bem juntos, dificilmente um paciente sairá dali para fazer um procedimento em outro lugar.
#2. Aprendizagem contínua
É importante que cirurgiões-dentistas tenham em mente a importância da constante atualização, seja na vida acadêmica ou profissional. A educação representa desenvolvimento de habilidades e status profissional, aumentando a valorização do profissional entre a clientela e entre seus pares. Busque diferentes formas de manter-se capacitado e desenvolva outras habilidades ou conhecimentos. A premissa é simples: nunca é tarde para aprender algo novo.
“Como o mundo atual é muito dinâmico e imediatista, a educação continuada é algo imprescindível para que o profissional possa se atualizar constantemente. Assim, buscando novas alternativas de tratamento, novas ferramentas digitais para poder oferecer ao seu paciente, protocolos mais rápidos, eficazes e com chances de erros menores”, aponta Giovani Mello.
#3. Resiliência
Resiliência é a capacidade que as pessoas têm em superar dificuldades. Cabe ao profissional não desistir nem se desesperar frente aos problemas ou situações de risco. Como diria o filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella, podemos nos resignar com serenidade ou desespero. A primeira se dá com inteligência, quando você percebe que aquilo que enfrenta não pode ser vencido. Mas há uma diferença muito grande entre improvável e impossível. Quando há uma ocasião que pode dar certo, vá firme.
Diretamente ligada à resiliência, está a capacidade do profissional de se adaptar às mudanças. Especialistas apontam que essa é uma das soft skills mais procuradas nos funcionários por gestores de grandes empresas. Também é fundamental para o sucesso de qualquer empreendedor. Quem consegue se adequar aos vários cenários e momentos de crise, como a instaurada pelo novo Coronavírus (Covid-19), está um grande passo à frente da competição e tende a sair da dificuldade ainda mais fortalecido.
Comportamento e gestão
Profissionais de Odontologia precisam ser gestores. É importante saber analisar o ambiente de negócios, conhecer tendências do mercado e ferramentas práticas para a gestão de ideais. Assim, terá contato com produtos e serviços inovadores que podem auxiliar na prática da profissão.
Para ajudá-los, a Rede IOA oferece um curso de especialização em Odontologia Empresarial. Os dentistas alunos aprendem e exercitam essas e outras competências fundamentais não apenas para a clínica, mas principalmente para a gestão de seus negócios e carreiras. O curso conta com disciplinas divididas nos módulos empreendedorismo, finanças para clínicas e consultórios odontológicos, marketing e logística, segurança jurídica, preparo de pessoal para atendimento e negócios aplicados. Ele vai te ajudar a desenvolver várias competências comportamentais que serão diferencial na sua capacidade de gestão. Entre em contato com a Rede IOA para saber mais.